A greve dos bancários continua crescendo no País. Nesta sexta-feira (29), funcionários de mais dois Estados aderiram à greve por tempo indeterminado da categoria. Os funcionários de agências de Brasília aprovaram a greve ontem, após a realização de assembléia. Em Porto Alegre, a greve acontece nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Em Belo Horizonte, acontece hoje uma paralisação de 24 horas.

continua após a publicidade

Além das novas adesões, os funcionários de agências no Rio, Maranhão, Pernambuco, Florianópolis (SC), Rio Grande do Norte e Bauru (SP) também estão em greve. Assim como em Porto Alegre, a paralisação em Salvador (BA), acontece apenas nas agências do BB e da Caixa.

Apesar da greve nas agências, os caixas eletrônicos e serviços bancários pela Internet e pelo telefone continuam funcionando normalmente, o que não deve causar tantos transtornos aos clientes.

Na próxima quarta-feira, dia 4, bancários de todo o País realizam assembléias para decidir uma possível greve nacional, que começaria na quinta.

continua após a publicidade

O Comando Nacional dos Bancários fará nova reunião com os representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na terça-feira, dia 3, em São Paulo. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a última proposta feita pela Fenaban foi rejeitada e há interesse na continuidade das negociações.

Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a proposta oferecida pelos banqueiros era de um reajuste de 2% para todas as verbas salariais mais participação nos lucros e resultados (PLR) de 80% do salário mais R$ 816 – o mesmo valor do ano passado, reajustado pelos 2%. Além do pagamento de R$ 500 para os bancários de instituições que tiverem crescimento de 25% do lucro líquido, ou mais, em relação ao ano passado.

continua após a publicidade

A proposta foi considera insuficiente pelo Comando Nacional, que indicou sua rejeição em todo o país, segundo informação do Sindicato.