O São Caetano deu mais uma demonstração de sua incompetência ao perder para o Grêmio, por 2 a 0, hoje, no Estádio Anacleto Campanella, pela 29.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Azulão continua na vice-lanterna, com apenas 26 pontos, e segue a passos largos rumo à Série B. O Grêmio é novo vice-líder com 51 pontos, e quebrou o tabu de jamais ter vencido o adversário na primeira divisão.
Este foi o décimo confronto entre ambos. Antes o time gaúcho tinha acumulado cinco derrotas e quatro empates. Por outro lado, esta foi a sétima derrota consecutiva do São Caetano, que não vence há 12 rodadas, somou apenas um ponto no returno e aparece condenado ao rebaixamento.
O São Caetano repetiu os mesmos erros de sempre. Até mostrou disposição, mas tocava a bola de forma inútil e nem criava chances de finalização. Não é à toa, que tem o pior ataque da competição, com 26 gols, junto com o ameaçado Corinthians.
Para deixar o cenário ainda pior, o intempestivo lateral-esquerdo Triguinho foi expulso, aos 22 minutos, após dar uma entrada violenta sobre Lucas, que voltava da seleção brasileira.
O técnico Hélio dos Anjos preferiu recompor o Azulão, com a entrada do lateral Cláudio no lugar do meia Élton. E sem força ofensiva, restava ao time da casa tentar se defender. Não conseguiu aos 37 minutos, quando após o levantamento do lado esquerdo, o meia Lucas bateu de primeira com a perna esquerda. A bola entrou no ângulo direito de Mauro.
No segundo tempo, nada mudou. Aos 15 minutos, Hélio dos Anjos ainda tentou ganhar poder ofensivo com o meia Dinelson na vaga do volante Marabá e depois com a troca de Gustavo Gaúcho por Marcelinho. Nada mudou. Aos 31 minutos, noutro descuido da defesa, Rômulo recebeu passe em diagonal e ficou livre para mandar por baixo do goleiro Mauro, fazendo 2 a 0. Ele não marcava há 30 dias.
Na próxima rodada, o desnorteado São Caetano vai enfrentar o Botafogo, sábado, dia 21, no Rio de Janeiro (RJ). O Grêmio, domingo, dia 22, receberá no Estádio Olímpico, o líder São Paulo.
Ficha técnica: São Caetano 0 x 2 Grêmio
São Caetano: Mauro; Anderson Lima, Gustavo, Thiago e Triguinho; Daniel, Márcio, Marabá (Dinelson) e Élton (Cláudio); Marcelinho (Gustavo Gaúcho) e Martin. Técnico: Hélio dos Anjos
Grêmio: Galatto; Patrício, Evaldo, William e Wellington; Jeovânio (Sandro), Lucas, Tcheco, Ramón (Aluísio) e Rafinha (Paulo Ramos); Rômulo. Técnico: Mano Menezes
Gols: Lucas, aos 37 minutos do primeiro tempo. Rômulo, aos 31 minutos do segundo tempo
Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC).
Cartão amarelo: Anderson Lima, Thiago, Marcelinho, Jeovânio, William, Lucas, Wellington
Cartão vermelho: Triguinho.
Renda: R$ 71.615,00.
Público: 2.619 espectadores.
Local: Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano (SP).