Greenpeace realiza ação contra transgênicos no centro de Curitiba

O Greenpeace visitou hoje dez restaurantes do Centro de Curitiba e distribuiu cerca de 6 mil guias do consumidor com a relação de produtos que contêm transgênicos. A ação faz parte da campanha “Essa não dá para engolir”, que visa incentivar donos de restaurantes e a população a não consumir transgênicos. Gabriela Couto, bióloga da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace, disse que as pessoas não recebem informações sobre esse tipo de produtos. “O Greenpeace defende que o Paraná seja um Estado livre de transgênicos e apóia o Governo do Estado na sua postura contra os produtos geneticamente modificados”, afirmou Gabriela.

Curitiba foi a segunda cidade visitada pela campanha, que passará por mais oito municípios, em nove semanas, com o objetivo de mobilizar consumidores a exercerem seu direito à informação, exigindo o cumprimento do “Decreto de Rotulagem” e promovendo um movimento de resistência à entrada dos transgênicos no país, utilizando o guia como ferramenta. “Além disso, o objetivo da ONG é pressionar o Congresso por uma Lei de Biossegurança que garanta a necessidade do licenciamento ambiental, mantendo as competências dos Ministérios”, salientou Gabriela.

Ação

Segundo Gabriela, a campanha está sendo muito bem recebida pela população. “As pessoas sentem falta de divulgação maior sobre esse assunto”, ressaltou a bióloga. Onze ativistas, vestidos como mestres-cucas, com aventais e chapéus de cozinheiro, visitaram restaurantes da Rua XV carregando uma bola de ferro gigante, caracterizada com o “T” oficial da rotulagem dos produtos transgênicos.

O objetivo da ação foi mostrar ao consumidor o fato de que o país pode ser “acorrentado” aos organismos geneticamente modificados (OGMs) e também apresentar alternativas para que o consumidor interfira neste processo, tendo opção de consumir ou não os produtos com transgênicos. Durante a visita, representantes da organização realizaram uma pesquisa de opinião junto aos estabelecimentos questionando a motivação dos mesmos em não adquirir produtos transgênicos.

Pesquisa

O projetista de equipamentos, Fábio Maurício Timi, participou como voluntário pela primeira vez de uma ação do Greenpeace. Para ele, a ação é importante para divulgar à população informações sobre OGMs. “Foi muito bom fazer parte dessa ação porque tive a oportunidade de ver a importância da participação do consumidor e da sociedade nas questões ambientais”, completou Fábio.

Segundo pesquisa do Instituto de Estudos da Religião (ISER), realizada em sete capitais em julho deste ano, mais de 80% da população brasileira não quer transgênicos liberados no país e mais de 90% se sentiriam menos motivados a comprar um produto caso constasse no rótulo a presença de transgenia. Para os entrevistados, o guia do consumidor distribuído pelo Greenpeace é uma ferramenta capaz de manter os transgênicos fora de seus pratos. O guia pode ser adquirido gratuitamente no site www.greenpeace.org.br/consumidores.

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