Brasília – O deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) disse hoje que a pesquisa do Instituto Datafolha divulgada hoje consolida e reafirma o levantamento da semana passada do Instituto Sensus, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Greenhalgh lembrou que a sondagem anterior foi duramente criticada por dirigentes do PSDB, que anunciaram que pediriam uma auditoria no instituto porque a consideraram falsa. Ele ironizou os tucanos: "Acho que certo seria esperar o resultado da auditoria que o senador Arthur Virgílio (líder do PSDB) deverá pedir ao Instituto Datafolha."

continua após a publicidade

Virgílio foi um dos que reagiram com mais veemência contra a pesquisa do Sensus. Greenhalgh disse, porém, que não se ilude com os levantamentos porque viu casos em que o candidato em primeiro lugar perdeu a eleição.

"Vejo (a sondagem) com responsabilidade, com calma e entendo que reflete o momento da conjuntura. Faltam muitos meses para a eleição e muitos meses para que o presidente Lula se defina como candidato", afirmou o deputado do PT de São Paulo, que lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que decidirá no último dia do prazo (até fim de junho) se disputará a reeleição.

Greenhalgh ainda considerou que a pesquisa, além de mostrar que Lula recuperou popularidade, demonstra que o governo precisar ser mais ágil e os ministros tornarem eficientes os ministérios para aproximar a administração federal da estima ao presidente.

continua após a publicidade

Para o deputado do PT, o levantamento do Datafolha demonstra ainda que o PSDB tem dificuldades com os dois pré-candidatos a presidente: o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital paulista, José Serra, derrotados por Lula nas simulações, no primeiro e segundo turnos.