O mercado de sêmen continua crescendo no Brasil e os reflexos podem ser conferidos na 43a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. A reprodução no Brasil ainda é feita em 90% dos casos em estações de monta e as vantagens da inseminação artificial em relação ao modo convencional, aliada ao progresso e desenvolvimento técnico dos criadores, abrem caminho para a expansão do mercado.
“Nosso objetivo na Exposição é divulgar a marca, mas as vendas estão indo bem também”, diz Agnaldo Trevisan, representante no Paraná da Yakult. Trevisan informa que o material genético comercializado pela Yakult é selecionado em provas que envolvem a cria de 80 mil vacas para se obter apenas dois ou três touros melhoradores de plantel. O processo todo demora cinco anos.
No estande da Araucária na 43ª Exposição, a venda “superou expectativas”, de acordo com o médico veterinário Fernando Roberto Pereira. A raça Limousin vendeu bem como se esperava, mas a surpresa ocorreu com a grande procura pela genética das raças Nelore e, especialmente, a Brahman, que pela primeira vez teve uma venda significativa.