Governos do Brasil e da Argélia firmam acordo na área sanitária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje, no Palácio do Planalto, o presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika. Bouteflika preside também a Liga Árabe, que reúne 22 países, e participou da Cúpula América do Sul – Países Árabes, encerrada ontem em Brasília.

Na ocasião, os governos brasileiro e argelino firmaram três acordos. Um deles prevê a adoção de medidas sanitárias para evitar a difusão de doenças e pragas por meio de produtos de origem vegetal. O acordo tem validade de cinco anos e é prorrogável pelo mesmo período.

O segundo documento determina cooperação na área veterinária para facilitar o comércio de animais e o controle sanitário. O acordo vale também por cinco anos. O último documento isenta de visto os portadores de passaportes diplomático e de serviço. O objetivo é facilitar as viagens de funcionários públicos entre os dois países.

Os beneficiados podem transitar e permanecer livremente em um dos países por no máximo de 90 dias, podendo o prazo ser prorrogado. O acordo não tem limite de validade. Depois da reunião no Planalto, Lula ofereceu um almoço em homenagem ao colega presidente no Palácio do Itamaraty.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo