Brasília ? O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Tarso Genro, disse há pouco que o objetivo do governo é fazer um acordo com a oposição para votar hoje (18) o Orçamento da União.
"O presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] autorizou a mim e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, para que fizéssemos as concessões transparentes e legais e que sejam de interesse público para que o orçamento seja votado", disse Tarso. O ministro participou hoje do encontro do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato com presidente Lula, no Palácio do Planalto.
Segundo Tarso, se o Orçamento não for votado hoje, o governo será obrigado a editar medidas provisórias. " Esse não é o nosso objetivo. Não é para isso que nós estamos trabalhando"
"Estou indo ter um contato com o presidente do Senado Renan Calheiros e com as lideranças do Congresso para facilitar a votação, no dia de hoje e no máximo até amanhã", afirmou Tarso. Ontem, Calheiros disse que colocaria o orçamento em votação hoje "com ou sem consenso" entre governo e oposição. Segundo Renan, as diferenças teriam de ser resolvidas pelo voto da maioria.