O Caminho do Itupava, na Serra do Mar, deverá permanecer fechado nos próximos três meses para que sejam promovidas as obras de restauração da trilha histórica. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira, pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que coordena o Programa Pró-Atlântica, por meio do qual a estrada será restaurada.

continua após a publicidade

Em junho deste ano, o governador Roberto Requião autorizou o repasse de mais de R$ 290 mil aos municípios de Quatro Barras e Morretes para que o trabalho seja realizado. O recurso é proveniente do convênio de cooperação financeira firmado entre a Secretaria e o banco alemão KfW para execução do Programa Pró-Atlântica.

O início dos trabalhos está partindo do município de Quatro Barras, onde está sendo feita a roçada lateral da trilha, limpeza do calçamento e recuperação das pedras originais que compõem o caminho, entre outras ações. Todo o trabalho de restauração está sendo acompanhado por uma equipe de arqueólogos e técnicos ambientais para garantir a preservação das características originais da trilha.

De acordo com o prefeito de Quatro Barras, Roberto Adamoski, a recuperação do Caminho do Itupava é bastante aguardada pela população. ?Cerca de 40 pessoas serão contratadas para realizar esse trabalho?, disse o prefeito. ?A comunidade do entorno terá preferência e com certeza sairá beneficiada?, completou.

continua após a publicidade

História

A trilha encontra-se em um dos melhores remanescentes de mata atlântica do Estado e foi construída em 1625, antes mesmo da criação da Estrada da Graciosa. A última melhoria realizada foi o calçamento com pedras, feito no século XIX.

continua após a publicidade

O Caminho do Itupava está localizado em uma área considerada pela Unesco como Reserva da Biosfera, faz parte da Área de Tombamento da Serra do Mar e está cadastrado junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Arqueológico.

Pontes

Também já foi autorizada o lançamento do edital de licitação para construção de pontes e passarelas sobre os seis rios e duas ferrovias que cortam o Caminho do Itupava. O edital será lançado pela Secretaria do Meio Ambiente no valor de aproximadamente R$ 190 mil.

Além das prefeituras citadas e da Secretaria do Meio Ambiente, participam das obras de restauração as secretarias da Cultura, da Segurança Pública e do Turismo, além do Instituto Ambiental do Paraná.