Mais dois aeroportos públicos no Paraná serão recuperados integralmente pelo Governo do Estado. Nos últimos dias, o governador Roberto Requião homologou a licitação para realização das obras de recuperação do aeroporto Orlando de Carvalho, em Umuarama, região Noroeste do Estado, onde serão investidos R$ 340 mil.
De acordo com o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, as melhorias englobam a renovação do pavimento da pista de pousos e decolagens, além das áreas de estacionamento do terminal. ?A sinalização horizontal (pintura das faixas) também será totalmente renovada, garantindo mais segurança ao terminal?, explicou Pugliesi.
As obras devem ser iniciadas até o final do próximo mês, com duração prevista no contrato de 60 dias. ?Contudo, se as condições climáticas forem favoráveis, a empresa tem condições de reduzir esse tempo pela metade?, argumentou o secretário.
Por uma questão de segurança, o aeroporto de Umuarama vai permanecer interditado durante todo o tempo de realização das obras. O terminal de Umuarama é um dos mais importantes para a movimentação econômica da região Noroeste operando inclusive durante o período noturno e registrando cerca de 130 pousos e decolagens por mês.
União da Vitória
Pugliesi acrescenta que também deve iniciar em breve as obras de recuperação do aeroporto de União da Vitória, no Sul do Paraná. A concorrência pública para as obras de melhorias no pavimento do aeroporto municipal José Cleto foi homologada, recentemente, pelo governador.
Assim como em Umuarama, as obras contemplarão a recuperação do pavimento da pista de pousos e decolagens, o pátio de estacionamento e a renovação completa da sinalização. Nas obras serão investidos cerca de R$ 142 mil.
?O Governo do Estado vem direcionando esforços para melhorar os aeroportos públicos municipais em diversas regiões no sentido de recuperar a infra-estrutura de transportes e assegurar mais formas de fomentar o desenvolvimento econômico do povo paranaense?, afirmou Pugliesi.