Moradores da Vila Osternack, um dos bairros que mais crescem em Curitiba, na região Sul, vão ganhar um novo colégio estadual com capacidade para mais de 2.500 alunos. O governador Roberto Requião autorizou, nesta semana, a Secretaria Estadual de Obras a abrir concorrência pública para a construção da unidade, que terá 4.933 metros quadrados de área construída e um investimento de R$ 4 milhões. Os recursos, já assegurados, são do Fundepar (Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná) e do Tesouro do Estado.
O novo colégio vai ser construído na esquina das ruas Mandirituba com Ourizona e abrigará 30 salas de aula, além laboratórios de ciências e informática, biblioteca, secretaria e demais dependências administrativas, cozinha equipada e refeitório. Para as atividades de esportes e lazer, contará com um miniginásio, dotado de quadra poliesportiva coberta, arquibancadas e vestiários.
O projeto arquitetônico leva em conta, também, os alunos portadores de necessidades especiais. O edifício terá rampas de acesso, elevador e banheiros especiais. O novo colégio terá, ainda, uma Casa do Zelador, com dois dormitórios e demais dependências.