O governador Roberto Requião adiantou, nesta terça-feira (6), que entre os projetos para incrementar o turismo na região de Colombo está a duplicação da Estrada da Uva ? rodovia de 9 quilômetros é uma das principais ligações de Curitiba com o circuito italiano de turismo rural. ?Em breve será realizado estudo para a duplicação da Estrada da Uva?, disse Requião, na Escola de Governo, ao ser convidado para a 44.a Festa da Uva de Colombo.
Segundo a Comec (Coordenaria da Região Metropolitana de Curitiba), o projeto de duplicação da rodovia poderá integrar, conforme estudo, a quarta fase do PIT (Programa Integrado de Transportes de Passageiros). O programa, na terceira fase, investe R$ 117 milhões no sistema viário (75 quilômetros de duplicações de vias, pavimentação, construção de trincheiras e pontes, iluminação pública, paisagismo, calçadas, ciclovias, trevos e pontos de ônibus) e em terminais metropolitanos (nove terminais e sete miniterminais) dos municípios da Região Metropolitana.
Festa da Uva
No final da reunião da Escola de Governo, a rainha e as princesas da Festa da Uva convidaram Requião e o vice-governador Orlando Pessuti a participar das festividades, que serão realizadas de 9 a 11 de fevereiro, no Bosque da Uva, em Colombo. Mariane Finger (rainha), Poliana Pederiva (primeira princesa) e Kamila Trevisan (segunda princesa) entregaram cestas de uva para Requião e Pessuti, além de um selo comemorativo alusivo ao oitavo aniversário do Circuito Italiano de Turismo Rural da cidade.
Osni Mendes, da comissão organizadora do evento, disse que a Festa da Uva divulga o potencial agrícola e de outros setores produtivos de Colombo e dos municípios da região metropolitana. ?Além disso, a festa colabora para a aproximação do meio urbano e rural, que são realidades bastante distintas na cidade?, destacou.
Programação ? Segundo Mendes, a expectativa é de que os 33 produtores de uva que participarão do evento comercializem 30 mil quilos da fruta e 20 mil litros de vinho. ?Nós esperamos que mais de 80 mil pessoas visitem a festa nos três dias de duração?, afirmou.
A programação da Festa da Uva inclui 22 shows de diversos estilos. ?O objetivo é priorizar os artistas locais e reviver a tradição italiana por meio do canto e da dança?, informou Mendes. Uma novidade para este ano, é a mostra de cultura gaúcha, em que vários centros de tradições gaúchas (CTG?s) apresentarão danças típicas.
Mendes adiantou também que a 44.a Festa da Uva de Colombo terá outros eventos paralelos. ?Um deles é a feira de indústria e comércio, onde os visitantes poderão conferir o potencial do município no setor?, explicou. Entre outras atrações estão a feira de filhotes e uma mostra de hortaliças, em que serão eleitos os melhores exemplares de variadas culturas, como pimentão e couve-flor.
Serviço ? Mais informações sobre a 44.a Festa da Uva de Colombo podem ser obtidas no site da prefeitura da cidade (www.colombo.pr.gov.br).