Recife – O governo federal vai destinar este ano R$ 80 milhões do Orçamento Geral da União para financiar pesquisas diversificadas na área de saúde.
A informação foi dada hoje na capital pernambucana pelo ministro da Saúde, Humberto Costa, durante a solenidade de inauguração do primeiro laboratório público de alta segurança do país, no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, na cidade universitária.

Humberto Costa disse que as prioridades dos projetos, já definidas em um seminário realizado no ano passado, em Brasília, com participação de 200 representantes de instituições da área de pesquisa no Brasil, serão aprovadas durante um seminário programado para o meio do ano, dentro da programação da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia na área da saúde.

De acordo com o ministro, as pesquisas incluem desde setores de alta tecnologia, como células-tronco para transplante e outros tratamentos, até estudos aplicados à gestão, como controle de recursos do Sistema Ùnico de Saúde (SUS) e melhoria da qualidade no atendimento. Ele destacou que a idéia é trabalhar de forma conjunta com o ministério de Ciência e Tecnologia, para evitar que algumas pesquisas se superponham e ampliar o leque do que está sendo pesquisado.

continua após a publicidade

continua após a publicidade