Governo vai apresentar nova versão do Projeto Rondon

Os Ministérios da Defesa e da Educação estão se preparando para colocar em prática uma versão revitalizada do Projeto Rondon. A idéia foi sugerida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu para que os ministérios elaborassem o novo programa.

?O projeto tem como objetivo uma vertente educacional, que é proporcionar ao estudante desenvolver o atributo de responsabilidade social e patriotismo, e também, num segundo plano, atender às carências das comunidades que foram visitadas dentro das políticas públicas existentes?, explica o coordenador do projeto no Ministério da Defesa, General Sinésio.

Criado em 1967, a primeira versão do projeto Rondon utilizava os conhecimentos de professores e jovens universitários para prestar serviços sociais em comunidades carentes da região amazônica. O objetivo era levar noções básicas de saúde, educação e agronomia à população. O programa chegou a envolver 400 mil professores e universitários, o que resultou na criação da Associação Nacional dos Rondonistas, formada por pessoas que participaram do antigo projeto. O programa durou até 1989, quando foi extinto pelo ex-presidente da República, José Sarney.

Nessa nova etapa, o projeto pretende retomar as atividades de professores e estudantes universitários em comunidades da região amazônica, no Nordeste e, mais tarde, em regiões metropolitanas das grandes cidades. Os universitários irão até os municípios escolhidos para fazer um diagnóstico dos problemas existentes. Os dados serão utilizados pela universidade para elaborar um plano de ação que outra equipe irá executar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo