Governo vai ajudar a monitorar qualidade da água em Londrina

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues assinou na terça-feira (10), durante a 47.a Expo-Londrina termo de cooperação técnica para monitoramento da qualidade da água em rios que cortam a cidade de Londrina e desembocam no Rio Tibagi. A proposta foi apresentada pelo Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) e Promotoria de Meio Ambiente do município ? parceiros do governo no projeto.

Já no próximo mês começam as coletas de amostras de água nos 60 pontos monitorados, inicialmente, por meio de GPS. As análises serão enviadas ao laboratório do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e, posteriormente, a um banco de dados que cruzará as informações, emitindo os resultados. A Promotoria de Meio Ambiente de Londrina investiu R$10 mil na aquisição do software criado especificamente para o projeto, e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) dará apoio técnico para sua execução.

?É um momento histórico para Londrina, porque, além de aliar engenharia à preservação ambiental, o projeto permitirá daqui a 50 anos que as futuras gerações saibam o histórico das nossas águas?, declarou o secretário, Rasca Rodrigues. Ele ainda disse que, depois da realização do diagnóstico, os órgãos ambientais saberão se há irregularidades passíveis de fiscalização e poderão conter possíveis focos de poluição.

De acordo com a promotora de Meio Ambiente de Londrina, Solange Vicentim, a idéia é melhorar a qualidade da água na zona urbana de Londrina. ?Iremos conhecer as causas dos problemas em sua raiz. Esperamos que este projeto nos dê subsídios e indique ações para frear o avanço do processo de degradação dos nossos rios?, enfatizou a promotora.

O presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Nelson Brandão, garantiu que, em quatro meses, começarão a ser divulgados os resultados das análises de qualidade da água. ?Vamos monitorar desde o início dos cursos de água para saber como os rios estão chegando em Londrina, em termos de quantidade e qualidade da água e o que está acontecendo com eles?, finalizou Brandão.

Participaram do evento o chefe do escritório regional do IAP em Londrina, Carlos Alberto Hirata, e o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Londrina, Fernando Barros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo