A integração da América Latina e o fortalecimento do Mercosul foram temas de uma reunião entre o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.), Juraci Barbosa Sobrinho, o diretor-geral do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Integração Regional de Montevidéu (Uruguai), Luis Polakof, e o empresário paranaense Celso Gusso, neste fim de semana.

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Polakof veio a Curitiba participar como representante do Mercosul da Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (Mercosuper), que reúne fornecedores do setor supermercadista no ExpoTrade, em Pinhais. Aproveitou, em nome do prefeito de Montevidéu, Ricardo Ehrlich, para convidar o prefeito Beto Richa para a 3ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, em Montevidéu, de 18 a 21 de junho deste ano.

O evento é organizado pela Rede Mercocidades, da qual Curitiba e Montevidéu fazem parte junto com mais 179 cidades da América do Sul. "É muito importante estreitarmos laços com a Prefeitura de Curitiba, considerada em todo o mundo como uma cidade líder, principalmente na área de desenvolvimento urbano", disse Polakof. O diretor uruguaio sugeriu ainda que Curitiba seja a sede da 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, em 2008.

O presidente da Curitiba S.A. lembrou que a capital paranaense tem toda a infra-estrutura necessária para receber a mostra e que fará todo o esforço para que a idéia seja concretizada. "O objetivo da administração municipal é transformar Curitiba no principal endereço da América do Sul. Assim estreitamos os relacionamentos políticos e movimentamos a atividade econômica da cidade", disse Juraci.

Para Luis Polakof, o Brasil também tem uma importância fundamental para ajudar no fortalecimento do Mercosul para toda a América do Sul. "No mundo atual é importante que a América se consolide como pólo de desenvolvimento". Para o empresário Celso Gusso, proprietário da Arauplast, fabricante de embalagens plásticas, os países da América do Sul devem garantir o abastecimento de produtos entre si para depois conquistar outros mercados mundiais.

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