O governo brasileiro continua mantendo gestões junto a vários países no sentido de encontrar solução positiva para o seqüestro do engenheiro brasileiro João José Vasconcellos Júnior, ocorrido no Iraque no final do mês passado, informa nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

continua após a publicidade

Além dos contatos feitos pelo embaixador para o Oriente Médio Affonso Celso de Ouro-Preto, enviado para a região, a nota diz que outros contatos vêm sendo efetuados por embaixadas e representações brasileiras.

O governo aconselha que cidadãos brasileiros não viajem para o Iraque, "enquanto permanecer o quadro de alto risco que caracteriza a atual situação de segurança" no país.

A nota divulgada pelo Itamaraty é a seguinte:

continua após a publicidade

"O Governo brasileiro continua envidando todos os esforços para encontrar solução positiva para o seqüestro do senhor João José Vasconcellos Júnior no Iraque.

Como é do conhecimento público, o Embaixador Extraordinário para o Oriente Médio, Affonso Celso de Ouro-Preto, vem mantendo contatos na Jordânia, onde se encontra no momento, Síria e Líbano. Outros contatos vêm sendo feitos por intermédio das Embaixadas e representações brasileiras dentro e fora da região. As gestões brasileiras têm incluído autoridades governamentais, entidades, indivíduos e organizações religiosas e de assistência humanitária do Brasil e de diferentes países.

continua após a publicidade

Enquanto permanecer o quadro de alto risco que caracteriza a atual situação de segurança no Iraque, o Governo brasileiro não considera aconselhável que, a não ser em caso de extrema necessidade, os cidadãos brasileiros viajem para aquele país ou lá permaneçam".