Governo repassa relatórios sobre minerais para três municípios

O Governo do Estado, através da Mineropar, entrega nesta quarta-feira (06), os relatórios com o levantamento dos minerais existentes nos municípios General Carneiro e Francisco Beltrão. Na quinta-feira (07), o presidente da Mineropar, Omar Akel fará a entrega do levantamento ao município de Turvo.
Os relatórios foram feitos dentro do projeto Riquezas Minerais, que está identificando as áreas de ocorrência e tipos de minerais existentes nos municípios do Estado, indicando os potenciais de exploração econômica das jazidas.
O projeto feito em General Carneiro, região Sudoeste, identificou a existência de grande quantidade de argila para a fabricação de cerâmica vermelha, em especial, telhas e tijolos, bem como saibro para pavimentação de estradas e basalto para ser utilizado na construção de calçadas e ruas.
Como General Carneiro não é uma região com reservas de água subterrânea, a Mineropar recomenda controle mais adequado do solo, visando a preservação dos recursos hídricos.
Em Francisco Beltrão, região Sudoeste, foi verificada a ocorrência de argila para produção de cerâmica vermelha e basalto para pavimentação de ruas e calçadas.
No município de Turvo, foi constatada boa quantidade de água subterrânea e a presença de basalto, que poderá ser explorado para construção de calçadas e pavimentação de ruas, além de boa quantidade de argila.
Novos municípios – Até o final do ano, mais oito municípios paranaenses receberão da Mineropar os relatórios do projeto Riquezas Minerais, que faz parte da política do Governo Jaime Lerner de buscar alternativas de renda e emprego para o interior do Estado.
Em 2001, quando o programa foi implantado, 18 municípios foram beneficiados. Este ano o número de municípios atendidos chegará a 14. A Mineropar já está recebendo propostas das prefeituras que queiram se beneficiar do projeto em 2003.
Segundo Omar Akel, o projeto prioriza os municípios com até 20 mil habitantes, que têm grande necessidade de apoio técnico e busca regiões onde o desenvolvimento com a exploração mineral possa ser melhor estimulado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo