Esta semana, mais 240 municípios vão receber recursos do governo federal para atualizar o cadastro do programa Bolsa Família. A verba está sendo repassada para as prefeituras que assinaram termo de adesão ao programa. Outra exigência para receber o dinheiro é a criação de um comitê de controle social para evitar fraudes na distribuição do benefício, formado por representantes das áreas de educação, saúde e assistência social.
Além disso, as prefeituras precisam indicar um gestor municipal do programa. "Essa é a importância da atualização cadastral: o processo fica muito mais confiável a partir do momento em que tem um gestor e uma instância de controle que vai acompanhar esse processo", ressaltou a coordenadora geral de Integração de Programas do Ministério do Desenvolvimento Social, Catarina Moreira.
Os municípios têm até 20 de setembro para aderir ao Bolsa Família e receber recursos para a atualização do cadastro. As prefeituras vão receber R$ 6 por cadastro válido. O formulário para adesão está disponível na internet, no site www.desenvolvimentosocial.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3901-9580.