Convênios assinados ontem (29) em Maringá pelo secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, permitiram o repasse de R$ 404 mil a 44 entidades não-governamentais de 26 municípios da região. Dentre outros itens, vão adquirir computadores, aparelhos de tevê, camas, mesas, máquinas de costura, instrumentos musicais e equipamentos em geral. Com esses recursos, explica o secretário, as entidades poderão também contratar profissionais, reformar instalações e incrementar ações voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes da região em situação de risco pessoal e social.

continua após a publicidade

Segundo a chefe do escritório regional da Secretaria em Maringá, Mônica Grillo, as organizações não-governamentais oferecem amparo às crianças pobres que vivem pelas ruas ou pedem esmolas em sinaleiros, e estão sujeitas ao assédio sexual, estupro, além de serem aliciadas à prostituição e ao tráfico de drogas. Dentre outras entidades beneficiadas, estão as Apaes, Pastorais da Criança, associações de proteção maternal e à infancia, associações de amparo à criança e ao adolescente, e fundações.

Ontem (28/03), em Maringá, também começou o treinamento de 150 funcionários das 29 Agências do Trabalhador da região, com a finalidade de melhor prepará-los para atendimento à população que precisa de qualificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho. Os programas de geração de trabalho e renda contemplam ainda os pequenos empreendedores que atuam na informalidade e que precisam sair desta condição para ampliação de seus negócios.

continua após a publicidade