A Secretaria de Estado da Educação começa a repassar em abril a primeira parcela de 2005, dos R$ 33 milhões que serão destinados ao transporte escolar rural, a 398 municípios do Estado. O secretário Maurício Requião garante que o recurso será liberado o mais rápido possível.
?Estamos honrando nossos compromissos ao repassar em dia e, também, aumentando, em relação ao ano anterior, a quantia dos recursos destinados ao transporte escolar rural?, destaca. Ao comentar isso, Maurício Requião faz referência ao fato de que, em 2004, a Comissão de Orçamento da Assembléia Legislativa votou e aprovou apenas R$ 26 milhões. ?Sabemos que a expectativa dos prefeitos era por um valor maior, mas para o Estado foi uma vitória essa ampliação?, argumenta o secretário.
Segundo a chefe do Departamento de Infra-estrutura da Secretaria, Ana Lúcia Schulhan, os municípios receberão os recursos em parcelas. ?O parcelamento poderá ser feito em duas vezes ou até quatro, dependendo do município?, explica. ?O critério da divisão de parcelas será relativo ao número de alunos e ao valor que cada prefeitura terá a receber?, adianta a técnica.
Ana Lúcia salienta que uma nova prática será adotada pelos diretores das escolas, aproveitando o vínculo da Secretaria da Educação com o transporte escolar rural. ?Eles emitirão relatórios da freqüência dos alunos que utilizam o transporte rural com o objetivo de combater a evasão escolar e o trabalho infantil?, informa.