A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos irá reinstalar até o final de outubro o sistema de comunicação para fiscalização do Morro do Caratuva, em Campina Grande do Sul. O projeto é desenvolvido pelo Programa Pró-Atlântica por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o banco alemão KfW –
O sistema havia sido implantado no início de 2003, sendo desativado no final do mesmo ano por vândalos que danificaram o sistema. Suspeita-se que o equipamento de comunicação tenha sido estragado para impedir ou mesmo atrapalhar a fiscalização ambiental no local. ?A Secretaria preocupou-se em instalar um sistema de comunicação fechado, que não pode ser copiado para reduzir a atuação de palmiteiros e demais quadrilhas especializadas em degradar o meio ambiente na região?, enfatizou o secretário Luiz Eduardo Cheida.
Com a reinstalação do equipamento, aproximadamente 12 mil quilômetros quadrados de Mata Atlântica abrangendo Serra do Mar, Litoral e Vale do Ribeira voltam a estar sob cobertura da fiscalização através de quatro repetidoras. Os outros três pontos estão localizados no Morro das Pacas (Adrianópolis), Morro dos Perdidos (Tijucas do Sul) e no Litoral (Ilha do Mel).