Governo quer reduzir concentração de cursos de mestrado e doutorado

No Brasil, há 122.295 estudantes matriculados em cursos de mestrado e doutorado. A maior parte desses alunos está concentrada nas regiões sul e sudeste, como mostra o mapa da pós-graduação no país, divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação. Na região sudeste, encontra-se o maior número de pós-graduandos, 45.856 no mestrado acadêmico e 31.274 no doutorado. Em seguida, estão as regiões sul, nordeste e centro-oeste. Já a região norte ocupa a última colocação no ranking, com 228 doutorandos e 1.507 mestrandos.

"As regiões norte e centro-oeste, excluindo o Distrito Federal, têm os índices mais baixos de matriculados na pós-graduação e, conseqüentemente, de bolsas", destaca o presidente da Capes, Jorge Guimarães. Segundo ele, é preciso um pacote de medidas para capacitar regiões menos desprovidas de recursos humanos.

De acordo com Guimarães, na semana passada, a Capes iniciou a distribuição de 1.653 novas bolsas de pós-graduação, que irão beneficiar principalmente estudantes das regiões norte e centro-oeste. Segundo ele, o governo também pretende destinar programas de bolsas de iniciação científica à região norte, com ênfase em áreas como meio ambiente, agricultura e desenvolvimento sustentável.

O presidente da Capes diz, ainda, que a idéia "é fazer um programa maciço de bolsas de iniciação científica especialmente na Amazônia". Ele calcula que os resultados deste esforço poderão ser sentidos a médio prazo. "Em quatro, cinco anos, teremos gente que, decididamente, vai poder reforçar esses programas de pós-graduação, com temas de interesse local. Porque o que ocorre hoje é que muitas vezes o estudante de lá vai para São Paulo, para o Rio e muitos não voltam; e esse não é o menor sistema de dar o apoio para mudar as características da região", avalia.

Outra iniciativa destacada por Guimarães é o chamado Programa Casadinho, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por meio do programa, instituições bem colocadas no sistema de avaliação da Capes – com conceitos 6 e 7 -,prestam auxílio àquelas que receberam conceitos 3 e 4. "Para a região norte e nordeste e centro-oeste, o Casadinho deverá dar uma mudança substancial no desempenho de programas de pós-graduação", finaliza.

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