Obras de infra-estrutura e modernização dos portos brasileiros serão as principais metas do governo em 2005. A afirmação foi feita pelo ministro José Dirceu, chefe da Casa Civil, na abertura do 1º Encontro de Prefeitos Eleitos do PT em Brasília. Dirceu prometeu inaugurar em 2005 obras paradas há quase dez anos, como as rodovias Regis Bitencourt, que liga São Paulo ao sul do país, e Fernão dias, de Belo Horizonte a São Paulo.

continua após a publicidade

Além das rodovias, o ministro também apontou investimentos na modernização de 11 mil portos. Para isso, Dirceu voltou a pedir apoio à aprovação do projeto das Parcerias Público-Privadas (PPPs). "Temos uma agenda consciente, mas para isso precisamos da aprovação das PPPs", disse.

Dirceu reafirmou que 2005 será o ano do milagre do crescimento, que em sua opinião significa desenvolvimento do país. Ele destacou, ao fazer um balanço dos dois anos de governo, a redução do peso da dívida interna e das dívidas pública e privada e a garantia de investimentos sociais importantes como o Bolsa Família. "Prepararam o Brasil para o crescimento de 2005. Quando nós falamos em crescimento econômico – e isso precisa ser frisado, principalmente aos nossos adversários, a coalizão que se formou para se opor ao nosso governo – nós estamos falando de estabilidade".

Para os cerca de 400 prefeitos eleitos do Partido dos Trabalhadores, José Dirceu disse que recebem um governo um pouco mais fácil, porque estão herdando um período de crescimento econômico.

continua após a publicidade

Para o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, uma nova época espera os prefeitos. Em seu discurso, Cunha pediu um pacto para que as mudanças propostas pelo governo federal possam ser concretizadas. "Pedimos um pacto pela união do povo brasileiro, porque quando começamos a mudar o Brasil, muda um pouco na nossa cidade também. E quando vocês (os prefeitos) mudam a cidade, muda também o Brasil".