O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, disse há pouco que a proposta feita pela Microsoft para o programa PC Conectado, programa que prevê que a população de baixa renda possa comprar computadores com acesso à internet a preços mais baixos, não atende ao que o governo pretende. "Não é o que nós desejamos", disse Eunício sobre a proposta da Microsoft, esclarecendo que o computador oferecido pela multinacional é mais simples, tem uma configuração limitada e não tem memória que atenda os planos do governo.

continua após a publicidade

Segundo Eunício, a idéia é que esses computadores tenham memória de 256 megabites. Anteontem, o projeto PC Conectado foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro disse que 7 milhões de famílias estão na classe C, que é o alvo do projeto, e mais de 20% desse total nunca tiveram acesso a um computador. O Ministério das Comunicações está trabalhando para que esses computadores tenham preço inferior a R$ 1.400,00, com pagamento entre 24 e 36 meses e que o valor da prestação seja de R$ 50,00 mensais.

O ministro não quis prever quando o programa será lançado. Questionado se seria em meados deste ano, Eunício disse que deve ser antes disso. "Queremos que seja o mais rapidamente possível", afirmou.

continua após a publicidade