Até o final do ano, o governo federal pretende inaugurar mais sete restaurantes populares em todo o País. Orçamento prevê, ainda, instalação de mais 100 restaurantes até 2007. As unidades de Diadema e Guarulhos (SP) começam a funcionar nesta quarta-feira.

continua após a publicidade

Ao todo, 110 unidades em todo o país vão se somar aos 111 restaurantes populares mantidos pelo governo federal e por iniciativas municipais ou privadas. Sobral (CE) ganhou um restaurante popular este ano e Belo Horizonte (MG), dois. Os recursos para a autorização dos restaurantes neste ano são de R$ 37 milhões.

Os restaurantes populares funcionam em cidades com mais de 100 mil habitantes. Aquelas com população menor contam com cozinhas comunitárias. Com preço de R$ 1, os restaurantes podem servir mil, 3 mil ou 5 mil refeições por dia, dendendo da área de atuação,

O diretor de Promoção de Sistemas Descentralizados da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Crispim Moreira, explicou que a opção por municípios de maior população se deve à demanda. "A estratégia do restaurante popular responde à necessidade das famílias que não está ligada à questão financeira e, sim, como alternativa. Para ter uma comida de qualidade", explicou.

continua após a publicidade