Governo quer fechar 43 cursos em universidades estaduais

O governo do Estado pretende fechar 43 cursos de universidades estaduais, em 11 municípios do Paraná. Os cursos foram criados no último ano do governo Jaime Lerner, em 2002. O anúncio foi feito pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, durante reunião do secretariado com o governador Roberto Requião.

Entre os cursos que o governo pretende fechar estão os de Zootecnia e Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os estudantes dessas cadeiras estão protestando desde o início do mês pela falta de professores. Segundo Aldair Rizzi, os estudantes já matriculados farão todas as disciplinas até o final do curso.

As universidades foram o principal tema da reunião de hoje. Participaram a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Lígia Pupatto, e o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Júnior.

Requião relacionou os problemas enfrentados pelas universidades à criação de novos cursos, à contratação irregular de professores substitutos e à distribuição de gratificações de acordo com critérios políticos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo