Nos primeiros dias de 2006 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve pressionar o Congresso a votar a proposta de emenda constitucional que cria o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O Fundeb pretende assegurar, segundo estimativa do governo, um repasse adicional de R$ 1,3 bilhão para a área educacional até dezembro.
Hoje Lula vai avaliar com o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, no Planalto, formas de convencer deputados e senadores a aprovarem a emenda constitucional antes da votação do Orçamento da União de 2006. O valor do repasse do fundo tem de estar previsto no orçamento para ser executado neste ano.
No encontro será feita uma avaliação do Legislativo. Com o retorno dos parlamentares dos feriados de final de ano, os holofotes serão direcionados novamente para o relatório final da CPI dos Correios, do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Aliados do Planalto e oposicionistas retomam a batalha para incluir ou retirar nomes de parlamentares do relatório