Brasília – O governo brasileiro vai resgatar 380 brasileiros que estão no Líbano em três vôos da Força Aérea Brasileira (FAB). A informação foi confirmada pelo embaixador Everton Vieira, coordenador do grupo de trabalho para ajuda de brasileiros no Líbano.Essa é a segunda operação realizada pelo Brasil para resgatar brasileiros no Líbano desde o ínicio do ataque das forças de defesa de Israel contra possíveis alvos do Hizbollah, grupo armado libanês, ao sul do país.

continua após a publicidade

O primeiro vôo, com capacidade para 150 passageiros sai amanhã (21) do aeroporto no Galeão, no Rio de Janeiro e volta de Adana, na Turquia, no domingo (23). O segundo avião, com capacidade para 80 pessoas deixa o Brasil no sábado e retorna na segunda-feira. O último vôo previsto, também com capacidade para 150 pessoas, deve deixar o Brasil na segunda-feira e retornar na terça.

De acordo com o embaixador, os brasileiros que estiverem em Beirute, no Líbano e em Damasco, capital da Síria, serão transportados até Adana, em seis ônibus, amanhã pela manhã. Até agora, segundo ele, cerca de 400 pessoas estão registradas no consulado em Beirute para voltar ao Brasil. A prioridade, segundo o embaixador, é garantir a segurança dos passageiros.

"O governo brasileiro fará todo o possível para que todas as pessoas que procurarem nossa embaixada e consulado-geral em Beirute saiam com segurança para um local de onde possam vir para o Brasil", disse o embaixador. Segundo ele, ?essa é não só uma dificuldade, mas uma preocupação muito grande. Nós não podemos correr risco em termos de transporte das pessoas que entrarem nesses comboios?.

continua após a publicidade

Everton Vieira disse ainda que o governo de Israel não se manifestou sobre o pedido feito pelo Brasil para que haja um cessar-fogo durante a retirada dos brasileiros da região, mas informou que o comboio brasileiro estará devidamente identificado. ?Nós já transmitimos às autoridades israelenses o tipo de sinalização do ônibus brasileiro, que estará identificado com bandeiras brasileiras?.

O embaixador informou também que as pessoas que já compraram passagens para sair do Líbano e, que por isso não precisam esperar pelos vôos da FAB, poderão ter seus bilhetes transferidos para outras companhias aéreas. Segundo Everton Vieira, o governo brasileiro também estuda a possibilidade usar navios no resgate dos brasileiros. ?Nós estamos fazendo todos os esforços e estamos em contato com companhias de fretamento para ver se podemos utilizar um navio que leve brasileiros até a Turquia?, disse.

continua após a publicidade