A Secretaria de Estado da Saúde está preparando um grande evento que será realizado em Curitiba no final de maio sobre reabilitação. O tema é considerado uma das prioridades da Secretaria, já que um dos planos para a área é a construção do Hospital de Reabilitação do Paraná, nos moldes do Sara Kubitschek, em Brasília, que é referência nacional para este tipo de tratamento. "A programação servirá para chamar a atenção da população para a importância do tema e apresentar propostas e soluções que possam efetivamente ajudar na melhoraria da vida dessas pessoas", afirmou o secretário Cláudio Xavier.
Durante o Fórum será apresentado o Plano Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência e aberta uma discussão do tema no âmbito estadual e federal. "Queremos abrir o debate sobre o tema. Devemos discutir desde o tratamento até a questão da cidadania, o lado social da questão, como a acessibilidade e profissionalização", disse Xavier.
A programação do evento, que contará com a presença de especialistas canadenses sobre o assunto, abordará temas polêmicos como a utilização de células-tronco no tratamento. "Estamos sempre lembrando e batendo na questão dos portadores de necessidades especiais, já que eles são em grande número, mas pouco lembrados. Todo mundo conhece alguém que precisa de apoio nesta área. Esta é definitivamente uma das marcas da nossa gestão", afirmou o coordenador do projeto do Hospital de Reabilitação, Antônio Paulo Mallmann.
Além de especialistas locais, nacionais e internacionais da área da saúde, está prevista a participação de artistas ligados ao tema. O objetivo é colocar o tema em destaque, alertar a população para as necessidades destas pessoas e aprofundar a discussão em torno de novas técnicas de tratamento e debater a política estadual da pessoa com deficiência.
O Hospital de Reabilitação
Em janeiro, o secretário Cláudio Xavier esteve reunido com representantes do Instituto de Reabilitação de Montreal, na região de Quebec, no Canadá. O Governo do Paraná fechou parceria com o centro para operacionalização do Hospital de Reabilitação e Medicina Física do Paraná. Médicos do Instituto ? que é vinculado à Universidade de Montreal e referência mundial na área ? darão orientação científica e técnica aos profissionais da Secretaria envolvidos no projeto do Centro de Reabilitação.
Segundo o secretário Cláudio Xavier, esta é uma das principais ações da Secretaria e será o maior centro público de reabilitação e medicina física do País, com investimento inicial de R$ 4,5 milhões. O projeto da obra já foi licitado e a previsão é que a construção comece ainda no segundo semestre. Com 10.325 metros quadrados de área construída, o Hospital de Reabilitação em Medicina Física do Paraná será voltado para o tratamento de pessoas com necessidades especiais de locomoção motora.
Será construído em área ligada à APR (Associação Paranaense de Reabilitação), no bairro do Cabral, e atenderá toda a região Sul do País, com estimativa de cerca de 300 pacientes/dia após sua implantação plena, quando estiver totalmente equipado, inclusive com laboratório de marcha. Isso deixará o centro capacitado para atender tanto pacientes vítimas de traumas (acidentes) quanto aqueles com doenças como a paralisia cerebral.
Para Xavier, a obra é uma das mais importantes do governo do Paraná. "Resgata a dignidade de uma parcela da população, suprindo grande demanda de atendimento ao deficiente", afirmou. Atualmente, o Paraná gasta cerca de R$ 75 mil mensais apenas com encaminhamentos de deficientes para o Hospital Sara Kubitschek, em Brasília. A estimativa é que no Paraná 1,77 milhão de pessoas tenham algum tipo de deficiência.