O governo federal já estuda a possibilidade de antecipar a obrigatoriedade da mistura de biodiesel no óleo diesel na proporção de 5%. Segundo a legislação atual, essa proporção só entraria em vigor a partir de 2013, enquanto que a proporção de 2% começa a valer a partir de 2008. O secretário Executivo do Ministério das Minas e Energia, Nelson Hubner, admitiu que, diante do crescimento atual da produção de biodiesel no País, essa mistura poderia valer a partir de 2010.

continua após a publicidade

Segundo o superintendente de Abastecimento da Agência Nacional de Petróleo (ANP) Roberto Ardenghy, cada um ponto percentual de mistura de biodiesel representa ao País uma economia de US$ 140 milhões com a importação de óleo diesel. "Diante desse forte argumento, não há motivo para deixar de estimular o crescimento dessa produção" afirmou Ardenghy.

A presidente da Petrobras Distribuidora (BR), Maria das Graças Foster, concordou com Ardenghy e afirmou que a empresa, que até o final do ano que vem deverá inserir o biodiesel em 100% do diesel vendido em seus postos, também estuda os investimentos necessários em logística e distribuição para uma eventual antecipação da mistura de 5%, também chamada B-5.

"Não vejo a necessidade de esperar tanto tempo pelo B-5, desde que sejam mantidos, obviamente, os padrões de qualidade exigidos atualmente", afirmou a executiva. Ela informou ainda que a companhia está investindo para ampliar sua agilidade na operação da mistura do biodiesel ao óleo diesel. Para isso, a BR está investindo, nas próximas semanas, R$ 20 milhões para preparar mais vinte bases de armazenamento, além das 46 atuais, para atender este mercado. Segundo ela, a distribuidora deve detalhar também nas próximas semanas, os seus planos de investimento nessa área.

continua após a publicidade