A Secretaria da Saúde conseguiu junto ao Ministério da Saúde o credenciamento e a reclassificação de 57 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Paraná. No total, são 31 leitos adultos, 11 leitos pediátricos e 12 leitos neonatais. Os municípios contemplados são Guarapuava, Campo Mourão, Cascavel, Guarapuava, Ivaiporã, Pato Branco, São José dos Pinhais e Umuarama.
O governo do Estado conseguiu aumentar o número de leitos credenciados junto ao Sistema Único da Saúde (SUS) e agregar mais cerca de R$ 220 mil ao teto do Estado. ?Estamos ampliando a oferta de leitos de UTI e investindo onde verificamos que eles são necessários. Os leitos neonatais também fazem parte da nossa política de redução da mortalidade materna e infantil?, afirmou o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
Leitos de reserva
Além disso, a Secretaria da Saúde conta hoje com mais 95 leitos de UTI de 26 hospitais de todo o Estado não credenciados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) que podem ser contratados pelo governo do Paraná com recursos do Tesouro estadual. Os novos leitos já estão disponíveis e ficarão como ?reserva? para pacientes do SUS sempre que o sistema estiver sobrecarregado. Ao todo são 71 leitos adultos, quatro pediátricos e 20 neonatais.
Os hospitais com leitos de UTI que podem ser contratados pelo governo se encontram nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Pato Branco, Ponta Grossa, Umuarama, Maringá, Sarandi e Toledo.
Esse acréscimo resulta de contatos da Secretaria com hospitais que possuem leitos de UTI não credenciados no SUS. A medida foi anunciada pelo secretário da Saúde, Cláudio Xavier, em coletiva no final de junho e se baseia na lei orgânica do SUS, no artigo 24 da lei 8666, de 1993, segundo o qual em casos de emergência é possível fazer dispensa de licitação para contratar atendimento segundo critérios legalmente estabelecidos.
Além desses 95 leitos de UTI que já estão disponíveis se forem necessários, outros 94 entrarão na lista de reserva e poderão ser utilizados pelo SUS num prazo de dez a 60 dias, nas cidades de Arapongas, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Cianorte, Curitiba, Pinhais e Santo Antônio da Platina. No total, 77 são leitos adultos, seis pediátricos e 11 neonatais.
Maior expansão
Desde 2003, o Paraná ganhou 365 leitos novos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que foram credenciados ou reclassificados no Ministério da Saúde. Hoje existem 959 leitos de UTI em todo o Estado, o que significa uma cobertura acima de 5,3%. A média nacional está acima de 3% e o mínimo estabelecido pelo governo federal é de 4%.
Este é o maior volume de expansão de leitos de UTI no Paraná nos últimos dez anos. A maioria dos leitos foi credenciada no interior, tornando o atendimento mais rápido e evitando o deslocamento desnecessário de pacientes para os grandes centros.