Governo nomeia 2.212 professores para o ensino especial

O governador em exercício, Orlando Pessuti, assinou na terça feira (29), decreto que nomeia 2.212 novos professores aprovados no recente concurso, para assumirem o ensino de Educação Especial da Rede Pública. Conforme comunicado da Secretaria de Estado da Educação, a convocação para a posse e exercício do cargo será efetuada no dia 4 de abril pelos Núcleos regionais de Educação.

O secretário estadual da Educação, Mauricio Requião, adianta que outros decretos deverão ser assinados até completar os 16.621 docentes aprovados no concurso A coordenadora do Departamento de Ensino Especial, Angelina Matiskei, afirma que esse foi o primeiro concurso realizado no Brasil para professores do ensino especial.

?A maior parte dos educadores selecionados têm alguma deficiência e muitos dos quais já estavam trabalhando na rede conveniada, como celetistas? , acrescenta.?O que diferencia os professores de ensino especial – prossegue ? ?do professor do ensino básico é a formação especializada em educação especial, além da licenciatura plena.

O currículo para a educação especial é adaptado para atender a necessidade especial do educando. Os alunos com comprometimento sério são atendidos individualmente e os com deficiência neuromotora tem apoio permanente dos educadores, além de contarem com o atendimento dos professores com especialização em LIBRAS (Língua Brasileira de Surdos) e também em braile.

?Alguns dos candidatos passaram por uma banca especial para analisar a compatilização da sua deficiência com o cargo?, explica a coordenadora?. Sobre o estágio probatório para promoção e remoção de docentes, Angelina esclarece que os professores que lecionam no Estado há mais de três anos, contratados pelo regime celetista – caso dos docentes contratados pela Paraná Educação ? têm o direito de fazer os avanços tanto de promoção como de progressão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo