Governo melhora formação dos professores estaduais

A procura pelos cursos de formação continuada para professores aumentou 200% neste ano em relação ao ano passado, segundo a Secretaria de Estado da Educação. Este dado indica que os 51 mil professores da rede estadual de ensino participaram de uma média de 3,4 cursos de atualização em 2004.

O número de inscritos subiu em um ano de 56 mil para 175 mil e o investimento de R$ 5 milhões para R$ 12 milhões, totalizando neste ano 959 cursos de formação continuada.

O departamento de Ensino Fundamental foi o que registrou uma atuação mais contundente. Realizou 60 eventos, com 50 mil inscritos, praticamente o dobro em relação ao ano anterior. "É importante esta participação, pois o contato com novos conhecimentos ajuda a superar as dificuldades", disse a coordenadora do departamento, Lilian Ianke Leite.

Atualização profissional

Os cursos de formação continuada foram criados para valorizar, atualizar e aperfeiçoar os profissionais da área educacional. Eles têm um enfoque pedagógico, gerencial e de mobilização, e são aplicados por meio de seminários, grupos de estudos, gestão de processos, reuniões, proficiências, cursos de capacitação e teleconferências.

De acordo a coordenadora de capacitação de profissionais da educação, Arilete Regina Cytrynski, o papel da formação continuada é subsidiar os professores para que estejam envolvidos no processo de elaboração das diretrizes curriculares e na atualização educacional. "A formação continuada aprimora e proporciona uma reflexão da postura pedagógica para o bom desenvolvimento profissional", afirmou.

Além dos professores, participaram do processo a Superintendência de Educação, Departamentos de Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Profissionalizante, Ensino Especial, Coordenações, Núcleos Regionais, Cetepar, Fundepar, Grupo de Setoriais da Educação, pais e alunos. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo