O governador Roberto Requião autorizou a liberação de R$ 385 mil para viabilizar o Programa de Capacitação em Fiscalização e Gestão Ambiental para 900 policiais militares e fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que compõem a Força Verde.
O convênio será assinado entre as Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Administração e Previdência e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O curso, que terá sua aula inaugural no próximo dia 22 de fevereiro, terá 80 horas/aula, com duração de duas semanas e turmas de 60 alunos. A primeira turma fará o curso na Academia Militar do Guatupê, sendo que outras 14 turmas serão capacitadas no interior do estado.
Os alunos terão aulas práticas e teóricas abordando temas que vão desde a legislação ambiental e introdução a ecologia abordagem, até aulas práticas ensinando o uso de rádios GPS e clinômetro ? aparelho que mede a inclinação de uma área.
Compõem o corpo docente do Curso profissionais da Secretaria do Meio Ambiente, IAP, Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e UFPR e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no patrulhamento e proteção do meio ambiente e das unidades de conservação no Estado. O Força Verde prevê investimentos de R$ 7 milhões.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, a integração entre IAP e Polícia Florestal já vem acontecendo mas é necessário que os profissionais tenham a mesma chancela ou nível de conhecimento que os grandes degradadores do meio ambiente. "Hoje lutamos contra quadrilhas especializadas e muitas vezes mais qualificadas do que os fiscais e policias", disse Cheida.
De acordo com o secretário, o curso vai contribuir para que todos os profissionais sintam-se qualificados a atuar em qualquer região do estado ou unidade de conservação. "Eles precisam saber sobre as peculiaridades de cada Parque Estadual e cada área de preservação do estado" concluiu.