O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e o presidente da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), Darci Deitos, assinaram nesta quinta-feira (16) mais três ordens de serviço para construção de aterros sanitários nos municípios de Iguatu, Iracema do Oeste e Xambrê, no valor total de R$ 175 mil.
Na última quarta-feira (15), Cheida participou da abertura de cursos de capacitações do Programa Desperdício Zero nos municípios de Jaboti, Santo Antonio da Platina e Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Estado, com a participação de 900 pessoas – entre diretores e professores de escolas municipais, estaduais e particulares e lideranças regionais.
Cheida destacou que ?a coleta seletiva dentro dos padrões propostos pela Secretaria do Meio Ambiente aumenta em 84% a vida útil dos aterros sanitários?. Ou seja, em vez de durar 20 anos, o período de utilização sobe para 36 anos, disse o secretário, para quem este é apenas um dos benefícios obtidos pela coleta seletiva ?Os demais são sociais, como geração de emprego e renda no reaproveitamento de resíduos, além dos ambientais que a reciclagem oferece proporcionando menor impacto sobre os recursos naturais para obtenção de matérias-primas?.
Para Darci Deitos, tanto a capacitação quanto os aterros representam uma nova forma de fazer política no Paraná: ?Por menor que seja o município, este governo dá mostras de que se preocupa com o meio ambiente e com a saúde do povo paranaense?, disse.
Além de lideranças locais e regionais, os eventos contaram com as presenças dos prefeitos de Iguatu, Martinho Godoy; de Iracema do Oeste, Leônidas Rodrigues Neto; de Xambrê, Rodrigo Ziliotto; de Jaboti, Jorge de Siqueira; de Pinhão, Valdomiro Teixeira Fraitz; de Japira, João Renato Custódio; de Tomazina, Luiz de Farias; de Conselheiro Mayrink, Luiz Carlos Bueno; de Santo Antonio da Platina, José Ritti Filho e de Jacarezinho, Valentina Helena Toneti.