Impressionado pela performance e pela dedicação das atletas e comissão técnica da Aginarc ? Associação Curitibana de Ginástica Rítmica, o governador Roberto Requião decidiu liberar, através do Provopar Ação Social, uma verba de R$ 40 mil para custear a participação da equipe nos torneios e campeonatos paranaenses e brasileiros.
Requião anunciou a decisão na última terça-feira (26), logo após a reunião semanal com seu secretariado, no pátio externo do Museu Oscar Niemeyer, onde a equipe de GR se apresentou para o governador, assessores e convidados.
?No final da apresentação, o governador disse que ficou impressionado com a beleza e a técnica das meninas e anunciou a liberação dos recursos tão necessários para a nossa participação nas competições nacionais?, afirmou a técnica Simoni Valente, ainda emocionada com a atitude de Requião.
Para Simoni, a grande responsável pela liberação dos recursos é Lucia Arruda, presidente do Provopar Ação Social, ?considerada a madrinha da Aginarc?, uma associação sem fins lucrativos, que tem como único objetivo o desenvolvimento da Ginástica Rítmica.
Hoje, a associação possui escolinhas de GR na Faculdade Santa Cruz, nos colégios Bom Jesus e Madre Clélia, no Paraná Clube e em Campo Largo, município da Região Metropolitana de Curitiba.
Com o apoio do Provopar e da comunidade, a Aginarc transformou-se, em pouco tempo, na melhor equipe do Brasil em sua faixa etária, tendo conquistado o Campeonato Paranaense Pré-Infantil (Toledo), III Torneio Nacional (Maceió-AL), Copa Brasil (São Paulo) e o IV Torneio Nacional (Betim-MG).
Agora, graças aos recursos liberados pelo Governo do Estado, através do Provopar, a equipe se prepara com muito mais ânimo para a disputa no mês de agosto do Campeonato Brasileiro Infantil, em Toledo; a Copa dos Estreantes, em Ponta Grossa; e do Paranaense Pré-Infantil ? Torneio Laffranchi, em Curitiba.
Na seqüência, em outubro, a Aginarc participa dos Jogos da Juventude, em Toledo; do Interescolares ? Torneio Laffranchi, em Maringá; e do Paranaense de Equipes, em Londrina. Nos meses de novembro e dezembro, a equipe curitibana defende o título brasileiro em Salvador (BA), Natal (RN) e em Maceió (AL).
Um começo difícil
No ano 2000, a ex-preparadora-fisica e auxiliar técnica da Seleção Brasileira de GR, Simoni Valente, chegou a Curitiba, juntamente com sua filha, Ana Luiza, na época com 10 anos e atleta da Unopar, de Londrina. Para dar continuidade aos treinamentos da filha, Simoni procurou uma academia no bairro Água Verde, onde algumas atletas treinavam em condições bastante precárias.
O grupo passou a treinar numa quadra alugada, a Cancun Esportes e Locação, cujo tapete foi adquirido em ?suaves? prestações. Hoje, os treinamentos são realizados na Faculdade Santa Cruz, no bairro Capão Raso. E, por não possuir espaço próprio, a Aginarc se viu privada do repasse anual de R$ 40 mil que era feito pela Prefeitura de Curitiba, através da Lei de Incentivo ao Esporte.
?Agora, através do Provopar, o Governo repara essa injustiça que foi cometida contra essa equipe de GR que tão bem tem representado Curitiba e o Estado do Paraná?, destacou Lucia Arruda.
Para as técnicas Priscila Martins Caçola e Simoni, esta ex-bailarina clássica do Teatro Guaira, o segredo do sucesso da Aginarc é a grande e verdadeira amizade entre a comissão técnica e as atletas. ?São crianças determinadas, dedicadas, extremamente talentosas, porém acima de tudo companheiras e amigas uma das outras, que agora vêem todo esforço recompensado por essa ajuda do Governo e do Provopar?.