O Ministério da Educação informou, por meio de nota, que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) liberou, nesta sexta, os recursos referentes ao programa Brasil Alfabetizado para todo o país. Segundo a nota do MEC, no total, foram pagos R$ 18.599.483,18. "O dinheiro estará disponível nas contas dos beneficiários após 48 horas úteis, a partir da data de emissão da ordem bancária", informa o MEC.
O programa Brasil Alfabetizado, do governo federal, atua por meio de parcerias com estados, municípios, empresas privadas, universidades, organizações não-governamentais e instituições civis. O Ministério da Educação atua no programa viabilizando "que as instituições possam desenvolver a tarefa de ensinar a ler e escrever", e também "acompanha, fiscaliza e avalia as ações executadas pelos parceiros".
Ainda segundo o MEC, "o programa tem por objetivo capacitar alfabetizadores e alfabetizar pessoas com 15 anos ou mais que não tiveram oportunidade ou foram excluídas da escola antes de aprender a ler e escrever". Os interessados devem procurar as instituições alfabetizadoras conveniadas com o Ministério da Educação na região onde moram.