A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através da Vigilância Sanitária, e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), resolveram, com base nos laudos apresentados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do próprio IAP, liberar a pesca e a comercialização de peixes, crustáceos e moluscos em parte do litoral paranaense.
Com base no parecer técnico DPQ 26/2004 do IAP, fica proibida a pesca, captura, extração e posterior comercialização e consumo de peixes, crustáceos moluscos na Baía de Paranaguá, mantendo a restrição imposta pelo parecer DPQ 25/2004, do IAP. Portanto, estão liberadas tais atividades em alto mar nas Baías de Guaratuba e Guaraqueçaba.
Por medida preventiva e de segurança a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, alerta aos veranistas e consumidores que fiquem atentos quanto à procedência, conservação e qualidade dos peixes, crustáceos e moluscos comercializados.