O governador Roberto Requião conheceu nesta quarta-feira (9) os equipamentos que em breve vão permitir que toda a produção cultural que passa por Curitiba ou realizadas por artistas locais ? como exposições em museus, apresentações de orquestras, peças teatrais, filmes, festas típicas ? possam ser vistas e assistidas pelos moradores de 14 cidades do interior.

continua após a publicidade

?É uma iniciativa inédita no país, de democratização absoluta da cultura. Nossa idéia é transmitir os principais eventos culturais da capital e do litoral para aos cinemas e teatros do interior. Assim, a população desses 14 municípios poderão, por exemplo, ter acesso às principais exposições do Museu Oscar Niemeyer sem precisar vir para Curitiba?, explicou Requião.

A secretária da Cultura, Vera Mussi, explicou que a idéia é de registrar toda a produção cultural com equipamentos digitais e, a partir de uma central que funcionará na Televisão Educativa, em Curitiba, a programação seja transmitida para os teatros e cinemas do interior. Para isso, o Governo está organizando a aquisição de projetores de última geração, telas e equipamentos de som.

?Vamos poder filmar uma exposição com as explicações sobre as obras, com curador ou o próprio artista e levar isso ao interior, por exemplo. O mesmo pode ocorrer com a festa do Fandango, no litoral, com os filmes já realizados por paranaenses ou que estão em execução na Escola Superior Sul- Americana de Cinema, inaugurada recentemente pelo governador?, disse Mussi.
A secretária também lembrou que a estrutura poderá ser utilizada pela Secretaria de Educação para transmissão de conteúdos pedagógicos e ainda para a transmissão de festas e eventos culturais dessas 14 cidades para o restante do Estado.

continua após a publicidade

O secretário Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, disse que o governo está levantando quais equipamentos são necessários para que a transmissão tenha a melhor qualidade possível e está avaliando o custo do projeto. ?Queremos que os paranaenses do interior também tenham condições de participar do circuito cultural à disposição em Curitiba. Para isso, temos quer ter equipamentos que nos garanta qualidade e eficiência, mas com preços justos?, garantiu.