Governo leva mutirão de serviços públicos e cidadania em Piraquara

Moradores do Guarituba e de bairros próximos em Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba) aproveitaram neste sábado (17) a décima quinta etapa do mutirão de serviços públicos e cidadania Ação Cooperar, realizada na Escola Municipal Heinrich de Souza. O evento atraiu um público estimado em 7 mil pessoas, que buscaram serviços públicos gratuitos, atividades recreativas e de lazer. O Ação Cooperar é realizado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e conta com o apoio de diversos órgãos públicos e entidades não-governamentais.

A estudante Vanilza Lopes da Silva, 14 anos, foi uma das primeiras a chegar ao local do evento, às 7h15. Moradora do Guarituba, aproveitou para fazer sua primeira carteira de identidade ? na metade da manhã, já tinha o documento em mãos. ?Valeu a pena acordar cedo. Agora, quero aproveitar para fazer as unhas?, contou. Roseli de Oliveira Lima, 34 anos, também aproveitou o evento para tirar gratuitamente a primeira via da identidade da filha, Fernanda Aparecida de Oliveira Lima, 13 anos. ?A idéia do Ação Cooperar é muito boa?, elogiou. ?Já estive na etapa anterior realizada aqui no Guarituba e gostei muito?, disse.

Segundo o superintendente de Relações Comunitárias da Cohapar, João José de Arruda Júnior, o Ação Cooperar foi criado como uma forma de estabelecer um canal de comunicação entre o Governo e a comunidade. ?A Cohapar não está preocupada apenas com a construção de casas, pois entende que o direito à moradia envolve também o acesso à infra-estrutura e serviços básicos?, afirmou.

A realização do Ação Cooperar no Guarituba faz parte das atividades do programa Direito de Morar, da Cohapar, que está regularizando e urbanizando a ocupação, onde vivem mais de 45 mil pessoas. O Governo do Paraná está investindo R$ 52 milhões na área. Para que se tenha uma idéia da dimensão do projeto, o Guarituba tem população maior que 90% dos municípios paranaenses. As famílias que vivem em áreas de risco ambiental ou impróprias para ocupação serão relocadas dentro do próprio Guarituba ? as áreas ambientalmente degradadas serão totalmente recuperadas. Haverá instalação de equipamentos comunitários e a regularização fundiária das áreas ocupadas.

O evento

O Ação Cooperar realizou mais de 30 mil atendimentos e recebeu quase 100 mil pessoas em suas 14 primeiras etapas. Arruda lembrou que em suas 14 primeiras etapas o Ação Cooperar realizou mais de dois mil atendimentos de saúde, entregou gratuitamente quase três mil carteiras de trabalho e de identidade e levou mais de 300 certidões de nascimento, casamento ou óbito gratuitas, entre vários outros serviços. O projeto também cuida da auto-estima da população pobre ? foram mais de dois mil cortes de cabelo e serviços de manicure e pedicure. Sem falar nos shows e apresentações culturais, que atraíram um público de 35 mil pessoas.

O Ação Cooperar é realizado pela Cohapar e pelo Provopar com o apoio de Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Companhia Paranaense de Energia (Copel), Defensoria Pública do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Delegacia Regional do Trabalho de São José dos Pinhais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Instituto de Identificação do Paraná, Instituto de Pesos e Medidas, Cartório Distrital do Uberaba e Secretaria de Estado da Saúde.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo