O governo federal lança na próxima quarta-feira um novo programa para aumentar
as exportações e fortalecer a competitividade dos produtos brasileiros – o
ExportaCidade. O primeiro município selecionado pelo Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para implantar o programa foi
Campo Largo, no Paraná. Outras nove cidades já foram escolhidas: Nova Friburgo
(RJ), Maués (AM), Marituba (PA), Juazeiro (BA), Sobral (CE), Anápolis (GO),
Dourados (MS), Jaraguá do Sul (SC) e Diadema (SP). A solenidade de lançamento do
programa contará com a presença do ministro Luiz Fernando Furlan
(Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
O ExportaCidade prevê
a instalação de núcleos de apoio aos exportadores em parceria com instituições
locais, mapeamento da quantidade, qualidade e capacitação da produção local e
inserção das empresas desses municípios em feiras e exposições nacionais e
internacionais. Também capacitará pequenos e micro empresários em assuntos de
comércio exterior e promoverá produtos por meio de trading companies. O
Ministério do Desenvolvimento já tem um programa similar para os Estados,
chamado Encomex.
As dez cidades foram escolhidas com os governos
estaduais, levando em conta os perfis sócioeconômicos, a infra-estrutura, a
quantidade de empresas instaladas nos municípios e a existência de Arranjos
Produtivos Locais (APLs), que concentram na mesma localidade todos os elos da
cadeia produtiva. Em junho, Nova Friburgo será a próxima cidade a implantar o
programa.
Com um desenvolvido pólo cerâmico, Campo Largo exporta uma
variedade grande de produtos. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, no
ano passado, dos US$ 354 milhões exportados pelo município, 12,4% a mais que em
2003, US$ 314 milhões foram de motores para automóveis, US$ 20 milhões de
ladrilhos de cerâmica e US$ 1,8 milhão de artigos para serviço de mesa e
cozinha. Os principais países que compraram os produtos de Campo Largo em 2004
foram Reino Unido (US$ 225 milhões), China (US$ 43 milhões) e México (US$ 41
milhões).