O programa ?Casa da Família Policial? foi estendido a policiais civis. Ao assinar o convênio nesta terça-feira (12), durante a reunião do secretariado, o governador Roberto Requião disse que está completando o programa habitacional que já beneficia os policiais militares. ?Este é um benefício indireto que os policiais paranaenses estão recebendo. Já fizemos um convênio para os policiais militares e agora é a vez de atender os civis?, afirmou.
O programa vai atender a famílias de policiais civis ativos e inativos com renda mensal entre 2,5 e 8 salários-mínimos, nos mesmos moldes que já opera com os policiais militares. Também assinaram o convênio o secretário da Habitação, Luiz Cláudio Romanelli, o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto.
O financiamento da casa própria será feito pela Caixa Econômica Federal, por meio do Convênio Caixa do Trabalhador, assinado entre o Governo de Estado e o banco, no ano passado. O prazo de financiamento é de até 240 meses, com prestação que comprometa, no máximo, 20% da renda familiar.
Plantas
A proposta da Cohapar é construir moradias de 40, 44, 52 ou 63 metros quadrados, com cinco opções de plantas arquitetônicas para cada padrão. Os policiais podem optar também pela construção de sobrados, casas geminadas ou apartamento com dois ou três quartos, dotados de infra-estrutura básica (instalações de água, luz e arruamento).
Pelo programa, o policial poderá edificar a casa em um dos empreendimentos construídos pela Cohapar ou, se possuir um terreno, construir em lote isolado. A Polícia Civil pode também vai viabilizar áreas com prefeituras para a implantação das moradias em lotes isolados ou em conjuntos habitacionais.