Governo lança informativo sobre águas subterrâneas no Paraná

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos lançou nesta quinta-feira (09), durante o XIV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, o informativo sobre águas subterrâneas da coleção ?Bacias Hidrográficas do Paraná – Uma Série Histórica?. O Congresso, promovido em Curitiba pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas), começou na última terça-feira e prossegue até esta sexta-feira (10).

O material traz informações sobre onze aqüíferos que estão sob o território paranaense. Entre os principais, destacam-se o Guarani (um das maiores reservas subterrâneas do mundo), Karst (na Região Metropolitana de Curitiba), Caiuá e Serra Geral. No informativo ainda constam informações sobre perfuração de poços para extração de água dos aqüíferos e legislação que orienta a exploração destas reservas.

De acordo com o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria, Mauri Barbosa, a publicação do volume sobre águas subterrâneas estava prevista para o final do ano, mas foi antecipada devido ao congresso. ?O Paraná possui atualmente um dos melhores e mais completos bancos de dados hidrológicos do Brasil, não poderíamos perder a oportunidade de divulgar estas informações em um evento nacional sobre o tema?, comentou o coordenador.

Dos onze volumes que compõem a série, seis já estão sendo distribuídos – abordando a Bacia do Rio Iguaçu, Bacia Litorânea, Bacia do Rio Tibagi, Bacia do Rio Paraná III, Bacias do Rio Piquiri e Paraná II e o recém-lançado sobre Águas Subterrâneas. ?A coleção retrata a situação atual das bacias e aqüíferos, trazendo informações sobre qualidade da água, características dos principais rios, uso e ocupação do solo na bacia, finalidade de uso da água captada, aspectos históricos e até o volume de poluentes lançados nos rios?, explicou Mauri Barbosa, que ainda acrescentou que estas informações nunca haviam sido publicadas.

Durante o evento também foi apresentado o mapa das bacias hidrográficas e dos aqüíferos do Paraná, destacando os principais municípios inseridos em cada bacia, que serão distribuídos às prefeituras de todo o Estado.

Segundo o coordenador, a política do Paraná está voltada para a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos. ?Pensando assim, elaboramos esse material para que os gestores municipais e os cidadãos conheçam a bacia onde vivem e participem do seu gerenciamento?, disse.

Até o final do ano outros cinco mapas serão lançados. ?Estamos finalizando os mapas das bacias hidrográficas do Paraná I, Paranapanema I, II, III e IV, Ivaí, Pirapó, Cinzas, Itararé e do Ribeira?, disse o coordenador.

A série pode ser acessada no site da Secretaria (www.pr.gov.br/meioambiente). O material também será distribuído pela Secretaria a todas as escolas estaduais do Paraná, bibliotecas públicas e Instituições relacionadas a recursos hídricos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo