O secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Fernando Haddad, disse hoje que o governo federal já garantiu R$ 470 milhões de recursos para a constituição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Segundo ele, esses recursos serão adicionados a um montante que contará ainda com o dinheiro do atual Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) – de cerca de R$ 28 bilhões -, além de verbas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da revinculação de recursos da União para a educação. ?O objetivo inicial é incluir os cursos do Fundef e do EJA no Fundeb e mais esses recursos adicionais revinculados para o MEC?, explica o secretário.
Haddad, que participa da reunião dos Dirigentes Municiais de Educação (Undime), em Brasília, disse que o MEC está analisando os projetos apresentados pelas várias entidades ligadas à educação para formular melhor a proposta de emenda constitucional (PEC) que irá criar o Fundeb. ?Uma das propostas dos Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) é diminuir de 25 para 20% o repasse da receita de Estados e municípios?, informou ele.
Hoje, o Fundef conta com 15% dos recursos dos estados e municípios, mas o projeto original do MEC queria garantir pelo menos 25%. Outra sugestão do Consed é incluir nos investimentos do Fundeb apenas os gastos com educação básica. Com isso, as creches deixariam de receber esses recursos.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna