O governo do Paraná já investiu mais de R$ 44 milhões na proteção da floresta atlântica em território paranaense, por meio do Programa Pró-Atlântica, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ao todo, são 12 mil quilômetros quadrados de floresta protegida na Serra do Mar e Vale do rio Ribeira.
A mata atlântica do território paranaense é um dos mais importantes remanescentes do bioma no país e os investimentos foram feitos pelo governo do Estado em acordo de cooperação financeira com o banco alemão KfW, que contribuiu com 50% dos recursos.
O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, destacou que, somente nos últimos quatro anos, foram investidos de R$ 7 milhões com o objetivo de intensificar a fiscalização e monitoramento da floresta atlântica paranaense. ?Neste período, o recurso foi utilizado para a construção de postos para o Batalhão de Polícia Ambiental, compra de equipamentos e veículos, além da implantação de um eficiente sistema de rádio-comunicação trazendo agilidade à fiscalização dos remanescentes?, explicou Rasca.
?Com estes investimentos, conseguimos reduzir os desmatamentos na mata atlântica paranaense?, acrescentou. Em maio do ano passado, a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou um levantamento realizado entre os anos de 2000 e 2005 que apontou redução em 88% do índice de desmatamento no bioma no Paraná.