Para garantir o desenvolvimento de todas as regiões do Paraná, o governo do Estado está ampliando os investimentos em infra-estrutura na área dos transportes. Os recursos estão sendo destinados não só para rodovias e portos, mas também para os aeroportos. Em parceria com as prefeituras, a Secretaria dos Transportes já investiu, desde 2003, R$ 2,6 milhões na melhoria de 30% dos aeroportos do Estado. ?É o maior programa de investimentos nos terminais aeroportuários feitos em um período de quatro anos?, afirma o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot.

continua após a publicidade

Ainda segundo o secretário, até o final de 2006 serão recuperados 11 dos 36 aeroportos públicos municipais. Outros 4 aeroportos do Paraná são gerenciados pela Infraero. ?Já passaram por reformas as pistas dos terminais de Guaratuba, Paranaguá, Apucarana, Arapongas, Paranavaí, Umuarama, União da Vitória, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Guaíra?, enumera Tizzot. ?Devem ser realizadas também as obras em Medianeira e estão em estudo melhorias em outros aeroportos?.

Dentro dos serviços realizados, está incluída a renovação da pavimentação e também da sinalização horizontal (pintura de faixas) nas pistas de pousos e decolagens, nos hangares e nos pátios de estacionamento. ?Com os serviços em aeroportos, buscamos dar mais condições para o desenvolvimento do comércio e da indústria dos municípios paranaenses?, destacou o secretário.

A Secretaria dos Transportes informa ainda que há mais de 10 anos não se realizava um programa de obras em aeroportos públicos, o que tornou os terminais inseguros e ineficientes para o atendimento da demanda, por menor que fosse em determinados municípios. ?Alguns aeroportos recuperados apresentam um número impressionante de pousos e decolagens por mês. Outros são utilizados por unidades de UTI móvel, necessitando da máxima qualidade do pavimento e segurança na operação?, destaca o secretário.

continua após a publicidade

Outros 8 municípios tiveram a sinalização horizontal de seus aeroportos inteiramente renovada nesses últimos anos. Entre eles, Arapoti, Cornélio Procópio, Ibaiti, Loanda, Manoel Ribas, Palotina, Siqueira Campos e Toledo. ?Nesses casos, a movimentação não era tão grande, mas havia necessidade de melhorar a segurança?, explicou Tizzot.