O vice-governador Orlando Pessuti e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Forte Neto, instalaram, na manhã desta quinta-feira (05) em Londrina, a Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina, tendo à frente a ex-deputada Elza Correa. ?A criação da Região Metropolitana de Londrina é uma reivindicação antiga. Um sonho que se concretiza. Tenho satisfação pessoal com essa instalação, porque, quando deputado estadual, participei do processo de discussão para a criação desta região metropolitana?, afirmou Pessuti.
Segundo o vice-governador, caberá a Elza Correa liderar a luta por melhorias nas áreas da saúde, educação, trânsito, segurança e agricultura. ?Enfim, a coordenadoria tem que cuidar do conjunto de problemas que envolve Londrina e as demais cidades que fazem parte da região metropolitana?. A Região Metropolitana é composta ainda pelos municípios de Tamarana, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis, Ibiporã, Jataizinho, Cambé e Rolândia.
?Este é o maior desafio de minha vida. Tenho certeza que vamos conseguir, com a articulação que estamos fazendo com a sociedade civil organizada e com os gestores políticos e públicos, realizar o trabalho para o qual fomos chamados pelo governador Roberto Requião?, disse Elza Correa.
Na opinião do prefeito Nedson Micheletti, de Londrina, a ex-deputada é a pessoa ideal para liderar o processo de desenvolvimento de Londrina e região. ?O governador escolheu uma pessoa que conhece as necessidades de nossa cidade, sabe como dialogar e se entender com os demais prefeitos?
Ações integradas ? Professora de História formada pela UEL ? Universidade Estadual de Londrina, ex-vereadora e ex-deputada estadual, Elza Correa disse, em seu discurso, que pretende transformar a Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina num ?instrumento indispensável e poderoso para, através das ações integradas nas várias esferas do governo estadual, promover o desenvolvimento regional?.
Seguindo recomendações do governador Roberto Requião, a nova coordenadora pretende dar atenção especial as ações de saneamento básico, de defesa do meio ambiente, de destinação do lixo, de integração do transporte metropolitano e do turismo. ?Portanto, são infinitas as possibilidades de atuação em rede e que certamente serão norteadas pelo plano de desenvolvimento regional, já elaborados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Não vamos inventar nada?, declarou.
A solenidade contou ainda com a presença do secretário estadual da Agricultura, Valter Bianchini, do secretário de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, do deputados André Vargas e Luiz Eduardo Cheida, além de prefeitos, vereadores, políticos e empresários da região.