A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos iniciou nesta terça-feira (10) a instalação de 450 lixeiras na orla do litoral paranaense. Foram adquiridas 210 lixeiras de concreto e outras 240 lixeiras de metal para coleta seletiva, visando a destinação adequada dos resíduos durante a temporada de verão.

continua após a publicidade

O trabalho está sendo desenvolvido por técnicos das autarquias da Secretaria – IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e Suderhsa (Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) ? nos municípios de Matinhos, Guaratuba, e Pontal do Paraná. Cada município recebeu 70 lixeiras de concreto que estão sendo colocadas na entrada dos balneários com menor circulação de pessoas.

?É uma oportunidade de cooperação que a Secretaria do Meio Ambiente e suas vinculadas dá aos veranistas com o objetivo de manter o nosso litoral limpo, ambientalmente seguro e saudável?, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

Nesta quarta-feira (11), as equipes começam a instalação das outras 240 lixeiras de metal com sacos de lixos nas cores diferenciadas para lixo orgânico e lixo reciclável. Deste total, 30 lixeiras serão destinadas a Ilha do Mel e o restante ficará nas barracas de balneabilidade do IAP e distribuídas pela orla.

continua após a publicidade

?Estamos auxiliando na limpeza das praias. A falta de lixeiras é uma das maiores reivindicações dos veranistas dos balneários mais afastados?, explicou o presidente da Suderhsa, Darci Deitos.