Governo inicia obra na ponte entre Tapira e Santa Mônica

Os motoristas que fazem a travessia do Rio Ivaí, entre Tapira e Santa Mônica, no Noroeste do Paraná, depois de anos de espera, vão poder utilizar a ponte que liga os municípios.

A estrutura está pronta desde 2002, porém, a construção dos acessos não estava prevista no edital da licitação feito pelo governo anterior. Agora, nas últimas semanas, as obras de construção dos acessos foram iniciadas pela Secretaria dos Transportes, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Os serviços englobam a construção dos aterros e a pavimentação dos acessos de 1.700 metros de extensão total, sendo 1.260 metros do lado de Tapira e 440 metros nas proximidades de Santa Mônica. As obras devem ser concluídas até o final deste ano, com a aplicação de R$ 1,5 milhão. A utilização da ponte, segundo o secretário dos Transportes Waldyr Pugliesi, vai facilitar a ligação entre o extremo Noroeste e a região de Umuarama.

?Também deve diminuir o custo do transporte e aumentar o fluxo de usuários utilizando este novo caminho, criando, assim, condições para o maior desenvolvimento de diversos municípios?, prevê o secretário, ao citar Nova Olímpia, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Maria Helena, Santa Isabel do Ivaí, além de Tapira e Santa Mônica, como as principais cidades beneficiadas com as obras.

Pugliesi lembra que, atualmente, a travessia do Rio Ivaí é feita por balsas ? o que ocorre desde a década de 50. ?A travessia do rio por balsas torna o transporte mais lento e oneroso para os usuários, o que reflete de forma negativa na economia paranaense, acarretando prejuízos para os produtores da região?, explica.

Projeto

O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, acrescenta que o projeto foi elaborado pelo corpo técnico do Departamento. ?O quadro do DER, formado por engenheiros competentes e com conhecimentos detalhados das regiões do Paraná facilita no momento da execução deste tipo de projeto, além de economizar gastos ao Estado?, afirma.

A ponte entre Tapira e Santa Mônica tem estrutura com de 255,86 metros de extensão. Entre 98 e 2002, durante a construção foram investidos cerca de R$ 5 milhões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo