A Secretaria da Educação deu início nesta quinta-feira (23) ao processo de produção do Livro Didático Público, ao realizar o primeiro, dos três encontros com todos os professores autores. Os outros dois encontros já estão agendados e programados para até o final de 2005.
Após o primeiro encontro, que vai até sexta-feira (24) no Hotel InterPalace, cada grupo de professores autores começa o trabalho de pesquisa e elaboração do livro, mantendo encontros periódicos e também se utilizando do portal Dia-a-dia Educação como ferramenta. Cada grupo, que está dividido entre as 12 disciplinas de tradição curricular no Estado, contará ainda com consultoria jurídica, pedagógica e de redação.
?Hoje é um dia de dupla comemoração na educação do Paraná. Pois além de começarmos a produção do livro público, estamos assinando a primeira etapa da compra de 12 mil computadores que também chegam às escolas no próximo ano,? destaca o secretário da Educação, Mauricio Requião.
Os 60 professores autores foram selecionados de uma mostra de 600 inscritos para o trabalho em grupo que contará com o apoio técnico e pedagógico do Departamento de Ensino Médio (DEM). Para a chefe do Departamento, professora Mary Lane Hutner, esse é um desafio de grande responsabilidade e importância para a educação no Estado, mas os professores tem competência para executá-lo. ?Acreditamos na capacidade dos nossos professores, tanto nos que foram selecionados para a produção do livro como todos os professores do Paraná que disseminarão o ensino através dessa iniciativa?, disse Mary Lane.
A superintendente da Educação no Paraná, Yvelise Arco-Verde, declarou estar agradecida por poder contar com educadores do nível dos participantes do encontro. ?Nosso objetivo é fazer um Livro Didático que seja referência às necessidades e peculiaridades desse Estado. Essa iniciativa vai promover uma reversão na qualidade do ensino público. Espero que vocês todos acreditem nessa reversão de um quadro histórico, e que juntos façamos uma história muito bonita na Educação do Paraná?, completa.
O coordenador do Portal Dia-a-dia Educação, Glauco Gomes de Menezes, expôs as ferramentas do Portal, que podem ser utilizadas pelos professores tanto na produção do Livro Didático Público como na preparação convencional de aulas, utilizando o Ambiente Pedagógico Colaborativo (APC), e outros. ?Além de tudo o que já é ofertado no Portal, estaremos dando acesso a todas as raridades literárias da Biblioteca Pública do Paraná, que serão digitalizadas e disponibilizadas, assim como documentos do Arquivo Público, informações e imagens do Museu da História Natural?, anunciou Glauco.